-
Arquitetos: Daffonchio Architects
- Área: 1100 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adam Letch, Mienkie Pinchen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa na Fazenda Monaghan, uma eco-propriedade em Lanseria, foi formada principalmente por seu contexto natural - está situada em uma colina com uma vista ampla e um rio abaixo - bem como pelas ideias e requisitos dos clientes.
A preocupação com a relação entre a natureza e o espaço habitável, e as ideias em torno da ocupação de um espaço natural tão bonito, resultaram em uma resposta arquitetônica simples e sensível.
A casa foi concebida como vários volumes separados por uma série de pátios e jardins que funcionam como espaços exteriores protegidos com corredores de vidro que os conectam internamente. Os volumes, com suas saliências profundas, lajes finas e planos envidraçados recuados do chão ao teto, criam um perfil horizontal, permitindo que a casa se assente discretamente na paisagem. A cobertura possui a mesma vegetação do entorno, reforçando ainda mais a relação com o contexto.
A tipologia espacial da casa e do pátio resulta em uma diversidade de experiências espaciais que é ainda reforçada por uma interação de volumes que se relacionam com as várias atividades. Os espaços são abertos e amplos nas áreas mais públicas da casa e fechados e definidos nas mais privadas.
Os clientes foram fundamentais na concepção do projeto, detalhamento e construção da casa. O marido, com formação em engenharia e amor pelo concreto, concebeu a tectônica da casa. Por outro lado, o olho notável da esposa para cores e móveis complementou e suavizou o espaço interior. Esta casa é verdadeiramente um produto da sua paixão e imaginação.